Reunião da Gerência com os ACS

A gerente da Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso (CFFC), Bruna Caroline, esteve reunida com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade no auditório da OTICS-Rio Penha nesta quarta feira, 11 de Fevereiro de 2026.

Na reunião foram discutidos temas essenciais, como: segurança dos profissionais no desempenho de suas funções, garantia de acesso seguro aos locais de trabalho
e melhorias nos processos internos. O encontro reforçou o compromisso da gerência com um ambiente de trabalho seguro, organizado e eficiente, promovendo melhores condições para os ACS desenvolverem suas atividades com qualidade.

Oficina da Alegria – CEDTEA

Nesta terça-feira 10 de Fevereiro de 2026, o Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (CEDTEA) realizou uma Oficina da Alegria para as crianças, atividade lúdica e educativa, com o objetivo de estimular a expressão, a comunicação e o desenvolvimento emocional. Durante a oficina, os participantes produziram e pintaram máscaras, explorando a criatividade e a coordenação motora, além de vivenciarem momentos musicais com o uso de instrumentos, promovendo interação e diversão.

A atividade também trabalhou a fala de forma leve e participativa, contribuindo para o desenvolvimento da comunicação e da socialização das crianças. A oficina contou com a participação da fonoaudióloga Kelly Mesquita e da musicoterapeuta Carolina Faria, que conduziram as ações de maneira integrada, utilizando a arte, a música e o brincar como ferramentas terapêuticas.

A Oficina da Alegria reforça o compromisso do CEDTEA em oferecer práticas que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças, unindo cuidado, aprendizado e momentos de alegria.

Dança, Movimento e Ritmo

Nesta segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2026, a especialista Rita Andrade realizou uma atividade de dança, movimento e ritmo com os idosos da Casa de Convivência Carmen Miranda, da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV).

A dança estimula a coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, memória e socialização. É uma atividade de esforço leve a moderado.

Estudo e Tratamento das Podopatias

Nesta segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2026, no Centro de Reabilitação da Clínica da Família Felippe Cardoso (CFFC) aconteceu uma atividade prática voltada para a formação técnica. A instrutora Meury David, supervisora de estágio em Podologia, orientou os estagiários do Instituto Brasileiro de Podologia (IBRAP) durante as atividades na unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), em parceria com o IBRAP, oferece um projeto voltado à assistência podológica. O objetivo é atender pacientes com doenças que comprometem a saúde dos pés.

 

Nós na Rede

Nesta sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2026, ocorreu o encontro presencial do projeto “Nós na Rede”, da Fiocruz, com municípios e secretarias de saúde.

O educador Davi Depret conduziu o encontro, que atualizou profissionais dos Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e dos sistemas prisional e socioeducativo, fortalecendo a rede de atenção e cuidado.

Supervisão do Internato de Medicina – UFRJ

Nesta quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2026, a OTICS-Rio Penha recebeu a Supervisão do Internato de Medicina da UFRJ, no Laboratório de Informática. Os professores, Marcos Paulo e Sergio Levcovitz, conduziram a aula, orientaram os internos e discutiram casos em medicina de família, saúde mental e saúde coletiva.

Grupo de Crianças

A Terapeuta Ocupacional Isadora Suassuna realizou nesta quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2026, um grupo para crianças na Sala de Reunião da OTICS-Rio Penha.

Foram desenvolvidas atividades lúdicas e cuidadosamente planejadas para apoiar a investigação de possíveis atrasos no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.

Reunião de Planejamento – Oficinas de Territorialização 2026

Hoje, terça-feira 03 de fevereiro de 2026, foi realizada a reunião estratégica de planejamento, com o Responsável pelo setor de Transporte da Coordenadoria da Atenção Primária 3.1 (CAP3.1) Willian Pereira os responsáveis Igor Fernandes e Yago Ledo para alinhamento da logística de deslocamento das Oficinas de Territorialização 2026. Planejamento, integração e foco no fortalecimento das ações no território.

Estudo e Tratamento das Podopatias

No Centro de Reabilitação, da CF Felippe Cardoso (CFFC), nesta segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2026, o instrutor técnico do estágio em Podologia, Bruno Ornelas, orientou os estagiários do Instituto Brasileiro de Podologia (IBRAP) no trabalho desenvolvido junto aos pacientes, médicos e enfermeiros na promoção da saúde.

A podologia é essencial no tratamento de pacientes diabéticos, amputados e com pé diabético, pois atua na prevenção e cuidado das complicações nos pés, comuns nesses casos. Em diabéticos, a circulação sanguínea comprometida e a neuropatia aumentam o risco de infecções e úlceras. A podologia ajuda a identificar e tratar lesões precocemente, evitando complicações graves, como amputações. Para amputados, o acompanhamento contribui na adaptação da prótese, enquanto no pé diabético, os cuidados regulares garantem a manutenção da saúde dos pés, prevenindo o agravamento das condições.

Ação sobre Janeiro Branco e Janeiro Roxo

Nesta sexta-feira 30 de Janeiro de 2026, no Auditório da Clínica da Família Fellipe Cardoso, aconteceu um evento sobre o Janeiro Branco e Janeiro Roxo, mês de conscientização da Saúde Mental e Emocional e Combate à Hanseníase,  promovido pela equipe E-MULTI. A ação foi conduzida pelas profissionais Luana Agostinho (psicóloga), Camille Vianna (fisioterapeuta) e Cristiane Vianna (nutricionista).
A atividade aconteceu dentro do grupo de mulheres, realizado semanalmente às quintas-feiras, e foi aberta ao público em geral. Ainda assim, a participação foi exclusivamente feminina — o que diz muito sobre espaços de cuidado e acolhimento.


A hanseníase foi abordada de forma clara, informativa e humanizada. Também houve orientações nutricionais, relevantes tanto para o manejo da hanseníase quanto para a promoção da saúde mental, tema tratado com sensibilidade e respeito.
Cuidado integral, informação de qualidade e acolhimento. É disso que a atenção básica é feita.