Aula do PCI XI

Nesta sexta-feira, 8 de Maio de 2026, no Auditório da OTICS-Rio Penha, a preceptora Ana Cláudia Wekmuller, realizou mais uma aula com a turma do Programa Curricular Interdepartamental (PCI XI). Os alunos do PCI XI, da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estavam preparando uma palestra para os idosos da Casa de Convivência Carmen Miranda sobre incontinência urinária e sexualidade na terceira idade.

Oficina de Eletrocardiograma

Nesta quinta-feira, 7 de Maio de 2026, os residentes do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) participaram de uma oficina de eletrocardiograma no auditório da OTICS-Rio Penha. A atividade foi conduzida pela médica Fernanda Alencar, preceptora da Clínica da Família Felippe Cardoso.

Durante a oficina, a Dra. Fernanda Alencar explicou casos clínicos, tirou dúvidas e orientou exercícios práticos. O encontro ajudou a reforçar os conhecimentos sobre ECG e aproximou a teoria da prática do dia a dia.

Ateliê do sentir

A Terapeuta Ocupacional (TO) Isadora Suassuna, acompanhada da residente de TO Luana Mel, realizou nesta terça-feira, 5 de Maio de 2026, um grupo de ateliê do sentir para as crianças da Clínica da Família Felippe Cardoso, na Sala de Reunião da OTICS-Rio Penha.

 

Um espaço onde elas transformam sentimentos em cores, formas e histórias. Aqui, cada desenho fala, cada massinha acolhe e cada expressão importa.

 

Comissão Intersetorial de Medida Socioeducativa

Nesta terça-feira, 5 de maio de 2026, no Laboratório de Informática da OTICS-Rio Penha, a apoiadora técnica da CAP 3.1, Maryana Cleycy conduziu uma reunião estratégica com o objetivo de fortalecer a articulação intersetorial entre as áreas da Saúde, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Educação, no território da AP 3.1.

O encontro teve como foco principal o alinhamento de fluxos, responsabilidades e estratégias de acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, buscando garantir uma atuação integrada e mais efetiva dos serviços envolvidos. A proposta é assegurar que esses jovens tenham acesso a um cuidado ampliado, que considere não apenas as demandas de saúde, mas também os aspectos sociais, educacionais e familiares que influenciam diretamente em seu desenvolvimento.

Durante a reunião, foram discutidas formas de aprimorar a comunicação entre as equipes, evitar a fragmentação do cuidado e promover ações conjuntas que contribuam para a reinserção social dos adolescentes, respeitando seus direitos e singularidades. A iniciativa reforça a importância do trabalho em rede e da corresponsabilização entre os setores, visando a construção de trajetórias mais positivas e a redução de vulnerabilidades no território.

Aula do PCI XI

Nesta segunda-feira, 4 de Maio de 2026, no Auditório da OTICS-Rio Penha, a preceptora Ana Cláudia Wekmuller, realizou mais uma aula com a turma do Programa Curricular Interdepartamental (PCI XI). Os alunos do PCI XI, da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acompanharam os atendimentos junto aos enfermeiros da Clínica da Família Felippe Cardoso. Nos consultórios das Equipes de Saúde da Família, os estudantes observaram a prática profissional e reforçaram sua formação. No final da manhã se reuniram para uma discussão dos casos.

2ª etapa da Oficina de Territorialização – CMS Maria Cristina Roma Paugartten – AP3.1

Nesta quarta-feira, 29 de Abril de 2026, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) Luciano Duval da Equipe de Saúde da Família Santa Rita, do Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten, estive presente na OTICS-Rio Penha para a segunda etapa da Oficina de Territorialização.

O Analista de Projetos, Igor Fernandes, junto aos ACSs, alterou o mapa redefinindo as 6 microáreas da equipe, na ferramenta Google Earth Pro, finalizando o KML da unidade.

 

Podologia – Orientações aos pacientes da CF Felippe Cardoso

Nesta quarta-feira 29 de Abril de 2026, o auditório da OTICS Penha recebeu os alunos do Instituto Brasileiro de Podologia (IBRAP) para uma palestra voltada aos pacientes diabéticos, com foco nos cuidados com os pés.

 
A ação reforça a importância da prevenção e do autocuidado, fundamentais para evitar complicações como feridas, infecções e até amputações. Além de promover orientação qualificada, o encontro aproxima conhecimento técnico da população, fortalecendo a atenção à saúde de forma acessível e humanizada.
Cuidar dos pés é cuidar da qualidade de vida.

Ateliê do sentir

A Terapeuta Ocupacional Isadora Suassuna, realizou nesta quarta-feira, 29 de Abril de 2026, um grupo de Ateliê do sentir para as crianças da Clínica da Família Felippe Cardoso, na Sala de Reunião da OTICS-Rio Penha. Um espaço onde elas transformam sentimentos em cores, formas e histórias. Aqui, cada desenho fala, cada massinha acolhe e cada expressão importa.

Supervisão do Internato de Medicina – UFRJ

Nesta terça-feira, 28 de Abril de 2026, a OTICS-Rio Penha recebeu a Supervisão do Internato de Medicina da UFRJ, no Laboratório de Informática. O professor Sergio Levcovitz, conduziu a aula, orientou os internos e fez uma discussão de casos em medicina de família, saúde mental e saúde coletiva.

 

Yoga no SUS

Nesta terça-feira, 28 de Abril de 2026, foi realizada uma aula de Yoga, no auditório da OTICS-Rio Penha, em uma iniciativa promovida em parceria pela CAP 3.1 e pela Clínica da Família Felippe Cardoso. A atividade foi conduzida pela professora voluntária Vanessa Gama, que proporcionou aos participantes um momento de cuidado, relaxamento e promoção da saúde.

A atividade reúne técnicas de respiração, alongamento, concentração e relaxamento, contribuindo para o equilíbrio entre corpo e mente. Durante a aula, os participantes puderam vivenciar exercícios que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade, no alívio de tensões musculares, na melhora da postura, além de promover mais consciência corporal e qualidade de vida. A prática também pode contribuir para a melhora do sono, do humor e da saúde mental.

Iniciativas como essa reforçam o compromisso da Atenção Primária à Saúde em ampliar estratégias de cuidado que vão além do tratamento de doenças, valorizando ações de promoção da saúde, prevenção e bem-estar da população. A participação da professora Vanessa Gama, de forma voluntária, também evidencia o valor da colaboração e do engajamento social em ações que contribuem para uma vida mais saudável e equilibrada.

Atividades como a aula de yoga reforçam que o SUS também é um espaço de cuidado integral, onde práticas corporais e integrativas ajudam a promover saúde, bem-estar e qualidade de vida para todos.