Aula R1 – Protocolo SPIKES

Nesta terça-feira 27/06/2023, no Auditório da OTICS Penha, aconteceu a aula para os residentes, do 1º ano, do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC).

A aula teve o seguinte tema abordado: “Protocolo SPIKES”.

O Protocolo SPIKES

Nos deparamos com a morte e com as enfermidades diversas vezes e precisamos saber como dar notícias ruins aos pacientes e aos familiares. O protocolo (SPIKES) consiste em seis etapas e a intenção é habilitar o médico a preencher os 4 objetivos mais importantes durante a transmissão de más notícias:

  • Recolher informações dos pacientes;
  • Transmitir as informações médicas;
  • Proporcionar suporte ao paciente;
  • Induzir a sua colaboração no desenvolvimento de uma estratégia ou plano de tratamento para o futuro.

Protocolo SPIKES: letra a letra

As letras dessa expressão representam cada uma das etapas do protocolo SPIKES, que utiliza essa abordagem para a comunicação de más notícias. Abaixo, confira o significado de cada uma das letras.

Letra “S”

A primeira letra S de SPIKES quer dizer “setting”. Ou seja, é necessário marcar, preparar ou arranjar a entrevista. Portanto, esse é o momento de comunicar a notícia.

Letra “P”

A letra P quer dizer “perception”. Aqui, procura-se saber a percepção do paciente ou da família acerca da doença, do diagnóstico e do que está acontecendo. Muitas vezes, há dificuldade no entendimento, devido à complexidade do caso ou porque ninguém explicou a situação de forma clara.

Então, é o momento de perguntar para o paciente/familiar qual é o entendimento da doença, o que ele espera da situação, se ele sabe porque tais exames foram feitos, etc.

Letra “I”

A letra I no protocolo SPIKES significa “invitation”, em português, “convite”. Nessa etapa, deixe o paciente convidar para contar a ele sobre a doença. Respeite a vontade do paciente de querer saber detalhes (ou não) do quadro.

Letra “K”

A letra K simboliza o termo “knowledge”, ou seja, dar informação e conhecimento ao paciente. Nessa fase, é importante ser direto e simples acerca das informações. Não há necessidade de pressa.

A informação deve ser passada aos poucos, com pausas para perceber a reação do paciente/familiar sobre as informações passadas. É importante usar palavras de fácil compreensão para facilitar o entendimento do paciente/familiar.

Letra “E”

A letra E quer dizer “emotions”, relacionada à preocupação com as emoções do paciente e dos familiares. A reação às notícias ruins é muito individual e varia entre as pessoas. A maioria das pessoas entra em estado de choque, dor, choro, raiva, tristeza, negação, indignação, silêncio.

Os médicos devem estar preparados para amparar o receptor da mensagem da melhor maneira possível. Mostre apoio e compaixão, deixando claro que está sempre à disposição para ajudar no que for possível.

O espaço para o silêncio é muito importante no protocolo SPIKES. Após dada a notícia ruim principal, espere para o receptor falar primeiro. Se ele necessitar de alguns minutos de silêncio ou choro, deixe que dite o ritmo nesse momento.

Letra “S”

O segundo S de SPIKES significa “strategy and summary”, isso é, estratégia e resumo. Aqui, pergunte ao paciente se ele está pronto para continuar e discutir os próximos passos (plano terapêutico, cuidados paliativos, etc).

Caso ele opte por esperar ou não saber, suas escolhas, seus direitos e sua autonomia devem ser sempre respeitados. A relação entre médico-paciente-família é extremamente flexível e única. Guie-se sempre pela vontade do paciente/familiar.

Não limite as informações médicas passadas. No entanto, isso deve ser feito com cuidado, para tudo não ter um efeito negativo ainda maior que a omissão do fato.