Capacitação sobre o Mosquito Transmissor da Febre Oropouche

Nesta sexta-feira, 26 de junho de 2026, o Auditório da OTICS-Rio Penha recebeu uma importante capacitação voltada para os Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), com o objetivo de fortalecer os conhecimentos sobre o mosquito transmissor da Febre Oropouche e aprimorar as estratégias de prevenção, identificação e controle da doença no território.

A atividade foi ministrada pela Supervisora dos Agentes de Vigilância em Saúde, Shirley Pinto, que apresentou informações atualizadas sobre as características do vetor, formas de transmissão, sinais e sintomas da doença, além das principais medidas de vigilância, prevenção e controle. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, trocar experiências e discutir situações encontradas no dia a dia das ações de campo.

A capacitação reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos Agentes de Vigilância em Saúde na identificação de possíveis criadouros, na orientação da população e no monitoramento das condições ambientais que favorecem a proliferação do mosquito transmissor da Febre Oropouche, contribuindo para a redução dos riscos de transmissão da doença.

A realização de atividades de educação permanente é fundamental para manter os profissionais atualizados e preparados para atuar de forma eficaz na promoção da saúde e na prevenção de agravos, fortalecendo as ações de vigilância em saúde no território.