Nesta segunda-feira 25 de Março de 2024, vamos apresentar o Centro de Atenção Multidisciplinar Integrado (CAMI), que funciona no primeiro andar da Clínica da Família Felippe Cardoso (CFFC).
O CAMI possui uma equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar, composto pela Assistente Social Georgia Jantorno, pela Enfermeira Tayná Leonardo e pela Psicóloga Maria Amaral a fim de prestar a assistência em saúde com um olhar ampliado. Essa equipe realiza o acompanhamento longitudinal dos casos, em articulação com os profissionais das 32 unidades de referência do território da Coordenadoria de Atenção Primária 3.1 (CAP 3.1), apoiando a criança, o adolescente e a família em suas demandas. Ainda realiza avaliação física de saúde, profilaxias, escutas qualificadas para identificação da violência e compartilhamento do caso com a rede de serviços.
O CAMI configura-se num serviço, inicialmente, de acolhimento e atendimento à criança e ao adolescente, vítimas de violência sexual, bem como a seus familiares e/ou responsáveis. É integrado à rede de Atenção Primária à Saúde, com vistas à ampliação da porta de entrada na saúde das situações encaminhadas diretamente pelos órgãos de garantia de direitos e Justiça, oferecer apoio matricial aos profissionais da APS na questão da violência e constituir-se como um espaço mobilizador para o cuidado compartilhado com as unidades de saúde e a rede intersetorial. (Nota Técnica S/SUBPAV/SPS no 01/2023).
Tem como objetivos: evitar a revitimização das crianças a adolescentes, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para o atendimento desses sujeitos por uma equipe multidisciplinar qualificada e garantir atenção e cuidado integral às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, bem como às suas famílias.
Para maiores informações entre em contato com o Whatsapp (21) 96815-4236 ou pelo e-mail: camicap31.smsrio@gmail.com