O mês de Maio é destinado à campanha de conscientização e prevenção das Hepatites Virais, dentre elas as mais comuns são dos tipos A, B e C, sendo esta última a mais prevalente e também mais letal. As Hepatites A e C têm cura quando diagnosticadas a tempo, enquanto que a Hepatite B não apresenta cura, mas quando acompanhada melhora de qualidade de vida quando do paciente.
Estão disponíveis em todas as unidades, testes rápidos para Hepatites B e C. Se você ainda não se testou, não perca tempo e faça o seu teste em alguma dessas unidades.
As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas, mas quando presentes podem ser: febre; mal-estar; tontura; enjoo; vômitos; dor abdominal; pele e olhos amarelados; urina escura e fezes claras. Em caso de qualquer um desses sinais, busque uma unidade de saúde para avaliação e atendimento.
A prevenção das hepatites se dá através de hábitos de higiene e não compartilhamento de objetos de uso pesssoal perfurocortantes (como alicates e piercings), mas também há vacinas disponíveis na rede contra as Hepatites A e B, que fazem parte do calendário nacional de imunização e são indicadas para grupos e idades determinadas.
Faça o teste e previna-se! O cuidado, a prevenção e a informação são os melhores remédios. 😉
Fonte: CAP 3.1 (@cap31sms)